A avaliação é um instrumento que utilizamos em diversos momentos e fases da vida. É a habilidade de pensar criticamente e tomar decisões acerca de acontecimentos diversos.
Avaliar não é apenas medir, comparar ou definir. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social, principalmente quando nos referimos a julgamentos para com o outro e aprendemos a importância do respeito, garantindo informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento do raciocínio crítico e ampliar conhecimentos.
Mas, existe um tipo de avaliação que é muito mais difícil de praticar: a autoavaliação.
A autoavaliação é uma ferramenta valiosa para todas as pessoas que desejam evoluir, pois representa um marco entre a acomodação e a transformação. Quando alguém reconhece suas potencialidades e identifica quais habilidades precisa e quer melhorar, tudo se torna mais fácil, até mesmo vencer os desafios e alcançar os objetivos.
A autoavaliação é um exercício de reflexão, que precisa ser aprendida. Ela se aplica a todas as fases e segmentos da vida. Exige um olhar crítico, honesto e ao mesmo tempo, amoroso com nossa própria pessoa. É onde são identificados os pontos positivos, que servem como mola propulsora, para apontar e superar as deficiências.
Quando consegue exercitar a autoavaliação, a pessoa utiliza sua capacidade de raciocínio e fortalece sua autoestima à medida que se vê capaz de melhorar. Por isso, ela é tão importante desde cedo, permitindo direcionar estratégias eficazes, através de um olhar diferenciado, seguro e harmônico, consigo mesmo.
A autoavaliação deve assumir um papel mediador entre a consciência de suas atitudes, habilidades e aspirações de vida e progresso. Conduzindo o indivíduo a vislumbrar, com maior clareza, seus objetivos e suas necessidades de conquistas, assumindo responsabilidade por suas escolhas.
A autoavaliação é uma das nossas ferramentas, e acreditamos que o diálogo entre professor, aluno e demais colegas, se torna eficaz e determinante nesse processo de tomada de consciência.
Nossa proposta é que ela seja um suporte para o aluno se tornar uma pessoa melhor, favorecendo a autonomia e gerando atitudes responsáveis. Uma estratégia utilizada no nosso dia a dia, encarada com seriedade por todos nós, da Equipe casa Verde. Direcionada pelo professor, em relação ao respeito às opiniões e sustentada pelo diálogo sensível e equilibrado, a fim de promover a autorregulação e a transformação, para garantir um futuro promissor.
Contamos com o apoio das famílias nesse processo dinâmico e interativo de valorização da expressão do aluno, que com certeza contribuirá para formar raízes fortes e seguras em todas as áreas da vida.
Kátia Andrade Miranda
Coordenadora Pedagógica
Pedagoga / Psicopedagoga