PROJETOS
Utilizar no contexto escolar Projetos de Trabalho é dar vida à escola, é gerar responsabilidade, compromisso das pessoas envolvidas e, principalmente, fazer da Instituição um lugar de participação e cooperação. Traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino-aprendizagem, pois dá ao aluno a oportunidade de participar e se envolver ativamente nas experiências educativas. Este aluno deixa de ser apenas um aprendiz, para ser visto como um ser humano em desenvolvimento, que se apropria de um determinado objeto de conhecimento para se formar como sujeito cultural.
Trabalhamos com Projetos na rotina escolar, pois acreditamos que os alunos devem se apropriar dos conteúdos de forma significativa, contextualizada e interdisciplinar. Temos um Projeto Institucional, Cidadão Mirim, voltado para os temas transversais/construção de valores/ética e cidadania, que envolvem muitos outros projetos: “Amigo da Turma – Casa Verde sem Bullying”, “Eu Sou, Vivo e Sinto – Sentimentos e Emoções”, “ Projeto Correspondência”, “Projeto Eleição”, “Projeto Educação Financeira – Empreendedorismo”, dentre muitos outros.
LITERATURA
Investimos na Literatura e no decorrer do ano são realizados Projetos Literários envolvendo os diversos gêneros textuais, que visam desenvolver o raciocínio lógico, a interpretação, o enriquecimento do vocabulário e a produção de texto, com base na função social da leitura e escrita. Há uma escolha criteriosa de livros, onde priorizamos obras que despertam a imaginação, a criatividade, que valorizam as nossas tradições, nossa cultura e de outros povos, além da formação de valores. No decorrer do projeto, os alunos apresentam vários tipos de trabalhos: interpretações, recontos orais ou escritos, cartazes, debates e dramatizações, culminando com a Feira do Livro, onde são expostas as produções individuais e coletivas.
É através da literatura infantil que a criança desenvolverá o gosto pela leitura, a imaginação, o vocabulário e a sequência lógica de ideias, ampliando suas experiências e habilidades comunicativas, conhecimentos e a capacidade de organização. Temos projetos como: “Amigos do Livro”, “ Ciranda do Livro”, “ Gêneros textuais”, “Nas Ondas da Leitura” e “Marcas da Infância”.
ARTE
A arte está presente no cotidiano da vida infantil e em diversas situações da escola. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, folhas secas, sementes…), ao pintar os objetos e, até mesmo seu próprio corpo, a criança pode vivenciar experiências significativas. A integração entre os aspectos sociais, afetivos, intuitivos, e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes.
As artes são linguagens e formas de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, pois são de suma importância para o processo mental da criança, para seu desenvolvimento perceptivo e afetivo e também, para a progressiva tomada de consciência social e o desenvolvimento da capacidade criadora. Para a criança, arte é a comunicação consigo mesma, pois permite que ela se conheça, descubra seus próprios poderes e potencialidades.
MÚSICA
A Música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, sendo uma das formas mais importantes da expressão humana, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação.
E é por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas, e muitas outras situações de convívio escolar, que desenvolvemos um trabalho musical, integrado às outras áreas e projetos, já que, por um lado, a música mantém contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas (movimento, expressão cênica, apresentações musicais, instrumentos, percussão…).
O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.
JARDINAGEM
Nossa proposta está voltada para o desenvolvimento pleno do aluno, onde procuramos orientar as ações educativas no dia a dia escolar. Preocupamos-nos com a formação e o exercício da cidadania, em que o indivíduo não seja reprimido, mas um sujeito de sua própria história, um grande desafio para os educadores. Dentre os nossos diferenciais, de acordo com os princípios de nossas práticas educativas, um dos mais importantes é a Comunhão e Respeito com a Natureza, com Ações para a Sustentabilidade.
As aulas de Jardinagem fazem parte do cotidiano escolar, a fim de conscientizar quanto a responsabilidade e cuidado com o ambiente, com experimentações concretas. Queremos que nossos alunos aprendam que estamos inseridos na natureza, que somos parte dela e que temos um importante papel neste contexto de preservação. Começar desde cedo com práticas de jardinagem é permitir que se tornem ecologicamente instruídos e capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Consideramos de grande importância, a “Educação para o Trânsito” na escola. O objetivo é compreender a importância do Trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e, sobretudo, convívio social no espaço público. Buscamos sensibilizar os alunos quanto a importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar, visando a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor à vida, solidariedade, respeito e amor ao próximo.
A educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida. É um processo que se inicia e se consolida na educação, através do respeito ao espaço escolar, quanto às suas normas, movimentação nos locais da instituição e zelo ao patrimônio.
CULINÁRIA
As aulas de culinária, são momentos descontraídos e produtivos, mas acima de tudo hora de muita concentração e aprendizagem. Por meio da culinária, podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandeza e medida, língua portuguesa, através de um portador de texto instrucional, que é a receita, além de aprender conteúdos e desenvolver habilidades de diversas áreas do conhecimento. Oferecem oportunidade também para estreitar a relação dos alunos com os alimentos, estimulando hábitos alimentares saudáveis e contribui para o trabalho em equipe.
Mas, o mais surpreendente, é que utilizamos a culinária para o preparo das festividades de comemoração dos aniversários do mês, em que os “chefs” são os aniversariantes. Dessa forma, todos participam, contribui para a autoestima, permite que tenham uma festa de aniversário simples e saborosa, preparada por eles próprios, além de desfavorecer o consumo, tão comum nessas festividades.
CIRCO
As aulas trabalham as quatro técnicas básicas do circo numa linguagem lúdica. Através de jogos e brincadeiras circenses a criança desenvolve sua psicomotricidade além de interagir e aprender com os demais. Outro, dos grandes benefícios, é a troca de confiança que se adquire, atributo que perdemos ao longo da vida.
O circo proporciona memórias e vivências que marcam e ultrapassam a maturidade.
JUDÔ
A UNESCO (Organizações das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura) declarou que o judô é o melhor esporte inicial formativo entre crianças e jovens de 4 a 21 anos.
Acreditamos que, no ambiente escolar, esse esporte contribui muito para o desenvolvimento dos nossos alunos, proporcionando equilíbrio mental, reforço do caráter, fortalecimento da autoconfiança, aumento da capacidade de concentração, além de, na parte física, ativar a musculatura, a coordenação motora e a agilidade.
O judô é um esporte de defesa, onde as crianças aprendem várias técnicas, inclusive rolamento.
INGLÊS
Trabalhamos com Inglês no Ensino Fundamental e Infantil de forma atrativa; familiarizando-os com a nova língua através de histórias, músicas, jogos e atividades lúdicas; proporcionando assim uma grande evolução com essa linguagem.
We work with English in Junior School and kindergarten (pre school) in an atractive way, familiarizing them with the new language through story telling, songs, games and ludic activities enabling a great progress with this language.
INFORMÁTICA
Um dos objetivos da Informática Escolar, é que esta tecnologia estimule a capacidade dos alunos e potencialize seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo, bem como suas relações sociais. Importante destacar que utilizamos essa ferramenta como “Informação e Pesquisa”, em que as crianças utilizarão o computador para pesquisar e aprofundar assuntos relacionados às diversas competências e habilidades, referente ao plano curricular e projetos pedagógicos.
O trabalho com Informação e Pesquisa, favorece o desenvolvimento visomotor, a organização espacial, temporal, a criatividade e a autonomia, sendo aplicado de acordo com as necessidades de cada turma.
SEGURO ACIDENTE
O CENTRO EDUCACIONAL CASA VERDE TAMBÉM SE PREOCUPA COM SEUS ALUNOS FORA DO AMBIENTE ESCOLAR!
Na constante busca em melhorar a qualidade do nosso serviço temos um Seguro Acidente 24 horas.
Um seguro que atende, EM CASO DE ACIDENTE, não só dentro da Instituição, em atividades extracurriculares da escola, no trajeto ida e volta, mas também com cobertura aos finais de semana, em viagens, parques e até mesmo no exterior.
Nosso seguro sempre ofereceu despesas médico-hospitalares e odontológicas, fisioterapia e indenização por invalidez (não acontecerá!!!), todos no caso de acidentes.
Agora temos outros serviços como: professor particular e aula de reforço em caso de afastamento superior a 15 dias, transporte até o local da fisioterapia, locação de aparelhos ortopédicos, reembolso de medicamentos prescritos, reembolso de despesas com coparticipação a acidentes no exterior.
É o Centro Educacional Casa Verde oferecendo mais segurança para seus alunos, familiares e profissionais!
PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Apresentamos uma proposta inovadora, com o Projeto Empreendedorismo, no conteúdo de Educação Financeira., dentro da disciplina de Matemática. A finalidade é iniciar a criança no mundo financeiro, onde trabalhamos, em relação ao dinheiro, a história, a importância, meios para ganha-lo, o valor dos produtos, além da formação de uma mente empreendedora, visando, não somente o presente, mas o futuro imediato ou a longo prazo.
O projeto visa orientar o gerenciamento do dinheiro, para que sejam capazes de fazer análises bem embasadas, de acordo com suas realidades, tornando-se capazes de decidir criticamente o uso do próprio dinheiro, com consciência e sem desperdício. Um dos objetivos marcantes é internalizar a cultura do “Ser” e não a do “Ter”.
O projeto funciona com uma mesada da família, com valores variados de acordo com a turma, que deve ser economizado e usado com ponderação. É traçada uma meta, em conjunto, e finalizamos com a aplicação do investimento, num passeio e avaliação do Projeto, quando é verificado se o uso do dinheiro foi correto, ou se precisa melhorar. Com certeza, é uma aprendizagem para a vida toda!!
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
O laboratório é um suporte encantador para as crianças. Muito mais que um recurso pedagógico, porque é através dele que as crianças se imaginam realizando experiências, criando fórmulas, promovendo misturas, num conhecimento dinâmico e investigativo, colocando em prática as informações vistas nas salas de aula, o que facilita e estimula o aprendizado.
O pensamento e o aprendizado das crianças desenvolvem-se ligados à observação e investigação do mundo. Quanto mais elas exploram as coisas do mundo, mais são capazes de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões e compreender as coisas ao seu redor.
Nosso laboratório é oferecido como um convite à exploração, à descoberta e ao raciocínio.
SEXTO HORÁRIO
Há alguns anos, com o apoio e valorização dos pais, tivemos a ideia de implantar o sexto horário, para o fundamental.
Sendo o sexto horário reservados para as disciplinas de língua portuguesa e matemática, ele acontece duas vezes por semana, tendo duração de 30 minutos. Seu tempo é um pouco menor que um horário regular (de 50 minutos), mas os benefícios são vastos, influenciado diretamente na melhoria do desempenho escolar. É um tempo extra para se fazer correções e tirar as dúvidas.
Com o sexto horário aproveitamos ao máximo tudo que a escola nos oferece.
AUTOAVALIAÇÃO
Refletir sobre nossos atos é uma maneira eficaz de corrigirmos os erros. Então, por que não dar a chance, aos nossos alunos, de refletirem sobre seu desempenho escolar? Esta é a melhor forma de detectar as dúvidas e adequar as necessidades no caminho do êxito.
Usamos a autoavaliação para criar nossos combinados, cumpri-los e, principalmente, fazer considerações acerca da postura durante as aulas, levando em consideração as explicações, a realização das atividades, o cumprimentos das regras e a organização do material, individual e coletivo.
Em relação aos conteúdos, reavaliamos o que foi dito, deixando margem para que se expressem como esse foi apreendido, e que estratégias foram válidas para cada um, possibilitando que tomem para si, a estratégia que julgar mais interessante. Assim, tornam-se cada vez mais conscientes e responsáveis pelo próprio desempenho, reduzindo, ou até mesmo, eliminando qualquer dúvida ou pendência, traçando o caminho da vitória.
Reservamos 1 ponto para esta finalidade, em cada um dos quatro bimestres. Parece pouco, mas a atitude de se autoafirmar, autoavaliar e dar o seu devido valor é uma oportunidade que garante a cada um, a singularidade e importância que queremos que sintam.